Outras áreas de conhecimeno da GPS

Além dos métodos consagrados de melhoria de processos, veja outras áreas de conhecimento que a GPS oferece.

 

Triz

A TRIZ (acrônimo em russo para Teoria da Resolução Inventiva de Problemas) é um conjunto de técnicas e algoritmos, desenvolvido à partir do estudo de ideias aplicadas em novas patentes, que visa potencializar a capacidade criativa.A TRIZ facilita a concepção de soluções inovadoras e de alta eficiência para problemas em produtos e processos.

 

Workout

É uma técnica que surgiu na GE, que visa discutir, através de reuniões rápidas, quais barreiras podem ser eliminadas a fim de atender melhor aos clientes e agilizar o andamento dos processos.

 

Policy Deployment

O Policy Deployment desdobra a Missão, Visão e Objetivos de uma empresa em objetivos operacionais e indicadores.

 

Gestão de Riscos em processos

O FMEA (Análise de modos e efeitos de falha) é uma ferramenta de avaliação e priorização de riscos em um processo. Sua utilização vem sendo ampliada como ferramenta de mapeamento e gestão de riscos em processos. Em algumas indústrias, como a alimentícia e farmacêutica, possui sua versão própria, o HaCCP, que também pode ser abordado nos treinamentos.

Metodologia

Lean

Pode-se definir Lean como a filosofia que visa eliminação dos desperdícios (mudas) na empresa, através do aperfeiçoamento constante dos processos.

A denominação Lean surge a partir do estudo realizado pelo MIT na década de 1980, como forma de representar um conjunto de instrumentos de gestão que eram adotados por indústrias automobilísticas japonesas que mostravam grande competitividade, principalmente a Toyota.

A gestão Lean incorpora o JIT (just in time), o envolvimento de todos os participantes do processo e o trabalho cotidiano em melhoria contínua.

Com esta filosofia, o Lean parte da definição de valor dos produtos e serviços, identificando a cadeia de valor requerida para sua entrega, buscando que o fluxo nessa cadeia flua sem interrupções, através da produção puxada diretamente pelo Cliente, em um ciclo ininterrupto de busca de oportunidades de melhoria.

Seis Sigma

O Seis Sigma é uma iniciativa baseada no entendimento dos requisitos dos clientes e na capacitação dos colaboradores da própria empresa em um poderoso conjunto de ferramentas de solução de problemas, que utilizada por meio de projetos, foca resultados financeiros quantificáveis para a empresa.

Os projetos Seis Sigma proporcionam a melhoria sistemática dos processos da empresa e são conduzidos por especialistas, comumente chamados de Black Belts e Green Belts, capacitados nas ferramentas e nos conceitos do Seis Sigma.

O nome Seis Sigma vem do objetivo de redução de falhas em um processo. Para se ter uma ideia, um processo Seis Sigma, apresenta cerca de 3,4 falhas a cada milhão de oportunidades.

Design for Six Sigma (DFSS)

O Design for Six Sigma (DFSS) é uma iniciativa que incorpora os conceitos do Lean Seis Sigma no desenvolvimento ou re-desenho de produtos, serviços ou mesmo processos mais complexos, onde se procura que estes tenham:

 

  • Alta performance em termos de qualidade, tanto em relação ao processo de desenvolvimento, quanto em relação à solução resultante desse desenvolvimento, ou seja, que se alcance a satisfação dos clientes internos e externos da empresa;

  • Custos baixos em relação ao processo de desenvolvimento e à solução resultante desse desenvolvimento;

  • Tempo de desenvolvimento reduzido.

 

O DFSS provê à equipe de projeto, ferramentas e um caminho estruturado para o desenvolvimento de produtos, serviços e processos que alcancem a qualidade Lean Seis Sigma desde o início.

Av. Major Sylvio de Magalhães Padilha, 5.200 - Edifício Quebec - 7° andar - São Paulo/SP - CEP 05693-000

 

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